Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Uni-Duni-Tê: Canção Original

A grande celebração do cinema americano é amanhã e, em todo o mundo, blogueiros desesperados tentam adivinhar seus vencedores. Como sempre, existem categorias nas quais nem os especialistas (e sim, existe gente especializada em previsões de premiações) conseguem chegar a alguma conclusão.

Nestes casos, só nos resta o bom e velho Uni-Duni-Tê. Obviamente, nada impede o uso de Em-Cima-do-Piano-Tem-Um-Copo-de-Veneno. Vai da sua escolha pessoal.


Música (Canção Original)

       “Coming Home” de “Country Strong” Música e Letra de Tom Douglas, Troy Verges e Hillary Lindsey

  • “I See the Light” de “Enrolados” Música de Alan Menken e Letra de Glenn Slater
  • “If I Rise” de “127 Horas” Música de A.R. Rahman Letra de Dido e Rollo Armstrong
  • “We Belong Together” de “Toy Story 3" Música e Letra de Randy Newman
Antes das indicações acontecerem, o vencedor da categoria estava praticamente decidido. Votos entregues, número de comédia preparado e... You Haven't Seen the Last of Me nem aparece.


Como?
Sir Elton John concorda, mas agora temos um grande problema: em quem apostar?


Das músicas de Country Strong, eu prefiro Me and Tennessee, que é - por motivos óbvios - como Coldplay soaria se fosse uma banda country. Entretanto, Coming Home ainda é uma balada forte e interessante. Além disso, dizem que aparece em um momento central no filme, o que costuma ajudar. Seus concorrentes, porém, vêm de nomes provavelmente fortes demais para serem ignorados.


I See the Light é território familiar para Alan Menken, remanescente de suas canções originais das décadas de 80 e 90, que já lhe valeram 8 Oscars. É tradicional a ponto de ser tradicionalista, mas representa um momento marcante do longa, o que pode ser suficiente para render a Menken sua nona vitória. Se você acredita em estatísticas, porém, ele recebeu Oscars duplos nos quatro anos em que foi indicado também para Melhor Trilha Sonora, e perdeu em todas as vezes que não recebeu a segunda indicação. Este ano I See The Light foi a única menção a seu nome pela Academia.


A.R. Rahman, depois dos prêmios recebidos pela trilha de Quem Quer Ser Um Milionário?, se uniu a Dido para compor a canção de 127 Horas. Os vocais me lembram um pouco as trilhas de Annie Lennox e Enya nos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis, mas não acho que tenha força o suficiente para vencer a categoria. Pode se beneficiar se decidirem dar a ele o único prêmio de seu filme.

De outro aclamado compositor vem We Belong Together, uma música divertida em um filme extremamente bem visto pela Academia e pelo público, além de ser parte de uma trilogia que causa saudosismo nos votantes. É provavelmente a melhor aposta neste contexto, já que o único Oscarde Randy Newman veio em 2002, por Monstros SA, apesar de suas 20 indicações.

Ai, se dependesse de mim...: Coming Home, de Country Strong
Uni-Duni-Tê: We Belong Together de Toy Story 3

Vale lembrar que este é um grupo que raramente segue o esperado. Alguém se lembra do Three 6 Mafia levando o prêmio pela fantástica canção sobre as dificuldades da vida de um cafetão?


Nenhum comentário:

Postar um comentário